Descrição
O Caderno de Atividades de Aprendizagem Movida por Dados traz propostas de ensino de inglês e espanhol para serem utilizadas como recursos digitais que podem ser usados em sala de aula com o acesso à internet (hands on) ou sem ele (hands off). Os alunos, aqui, atuam como “detetives” e protagonistas de sua própria aprendizagem ao acessarem coletâneas de textos autênticos, os corpora digitais, que possibilitam a investigação da língua em uso. Neste contexto investigativo de ensino e aprendizagem, os alunos são encorajados a observar os dados, a criarem hipóteses, a formularem regras sobre os padrões linguísticos (abordagem indutiva) ou a verificarem a validade das regras gramaticais contidas nos livros didáticos (abordagem dedutiva).
Esta perspectiva é chamada de Data-Driven Learning (DDL) e foi inicialmente proposta por Tim Johns, em 1986, quando afirmou que seria pedagogicamente “perigoso” deixar para os programas computacionais as tarefas que poderiam potencializar a aprendizagem de línguas. Tal abordagem foi retomada e tem sido cada vez mais utilizada com o avanço da tecnologia voltada à educação (Boulton, 2010; Scott, 2010; Pérez-Paredes, 2020; Crosthwaite, 2020; Frankenberg-Garcia, 2021, dentre outros) Professores e alunos encontrarão, em cada unidade, a descrição da ferramenta a ser usada e o link para um vídeo curto no qual o autor da proposta ensina como a ferramenta pode ser usada.
Os professores também encontrarão o plano de ensino de cada unidade que poderá servir como ponto de partida para a criação de futuras atividades. Por fim, a maioria das atividades apresenta duas formas possíveis de serem usadas, a primeira, com acesso à internet (hands on) e a segunda, sem acesso à internet (hands off), assim, as atividades podem ser realizadas em escolas que possuam laboratórios ou salas de aulas convencionais.
Avaliações
Não há avaliações ainda.