Descrição
“Temos aqui uma obra coletiva com a voz dos professores de inglês que trabalham na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, incluindo principalmente os CEFET e Institutos Federais de Educação, de norte a sul do Brasil. O conteúdo reflete as preocupações desses professores, que podem ser classificadas em três grandes vertentes: 1) para que ensinar inglês; 2) como ensinar inglês; e 3) a questão do espaço do professor na escola pública. São questões que transcendem a atuação dos professores da Rede Federal de Educação e que interessam a todos os que atuam em outros espaços, seja os da rede privada, das escolas de línguas, ou mesmo de quem se dedica a aulas particulares de inglês, um espaço de atuação que está se expandindo nos últimos tempos, acompanhando a expansão do trabalho informal. [É] possível aprender inglês na escola pública. Para isso é necessário a convergência de três aspectos que atravessam o livro pelas entrelinhas: o aluno, o entorno e o professor. O aluno sozinho não aprende, o entorno sozinho é um espaço vazio e o professor sozinho não ensina. O que parece ser o óbvio ululante é na verdade um sistema complexo em que cada elemento interage com o outro, trazendo consigo uma responsabilidade, inclusive da parte do aluno. Este tem a responsabilidade do trazer o desejo de aprender, o que todo aluno tem, pelo menos até chegar à escola. O professor tem a responsabilidade de preservar o desejo do aluno. E o entorno está ali para criar um contexto de uso, oferecendo recursos que podem ser acionados, tanto pelo professor como pelo aluno.”
Vilson Leffa, Prefácio.
Avaliações
Não há avaliações ainda.