TRADUZIR E REFLETIR LIVRO DO(A) PROFESSOR(A) VOL 1

Autor(a): Filipe Mendes Neckel, Maria Lúcia Barbosa de Vasconcellos

ISBN: 9786556376769

Unidades didáticas para a formação inicial de tradutores

Traduzir e refletir: Unidades Didáticas para a formação inicial de tradutores abrange concepções da tradução como atividade cognitiva, textual e comunicativa, o que envolve o conhecimento de teorias cognitivas, textuais e comunicativas da tradução.

R$ 58,00

Compartilhar:

Descrição

Traduzir e refletir: Unidades Didáticas para a formação inicial de tradutores abrange concepções da tradução como atividade cognitiva, textual e comunicativa, o que envolve o conhecimento de teorias cognitivas, textuais e comunicativas da tradução.

Abrange, ainda, a concepção de competência tradutória e sua aquisição e, finalmente, mobiliza o conhecimento da metalinguagem adquirida para embasar a reflexão crítica dos alunos, sua autorregulação e justificativas para as soluções tradutórias. Inclui, ainda, como inovação, a preparação e alimentação de um glossário pelos alunos desde a primeira até a última unidade. Traduzir e refletir: Unidades Didáticas para a formação inicial de tradutores constitui-se de dois volumes: um livro dirigido ao(à) aluno(a) e um livro dirigido ao(à) professor(a).

O livro do aluno está assim organizado: uma apresentação direcionada a seu público-alvo, tradutores em formação, contendo descrição dos destinatários da obra, seus objetivos e as competências a serem desenvolvidas, além da organização e breve exposição sobre os tipos de tarefa de tradução apresentadas e os materiais e textos usados no livro.

O livro do professor, por sua vez, estrutura-se assim: uma introdução com exposições sobre a pesquisa-ação que motivou a proposta do livro, os destinatários, objetivos e competências a serem desenvolvidas ao longo do curso, o enfoque sobre tarefas de tradução e sua organização em unidades didáticas, a metodologia, os tipos de tarefas e o material e textos utilizados nelas, o contexto de ensino aprendizagem, o método de avaliação com seus instrumentos e tarefas, as sugestões de respostas para cada unidade e as referências bibliográficas contidas na introdução. O restante da estrutura do livro do professor segue a estrutura do livro do aluno, desde o questionário-diagnóstico inicial até as oito unidades didáticas.

A exceção são os anexos, que trazem as sugestões de respostas para as fichas e tarefas e a rubrica de avaliação do portfólio. O livro do professor é, sem qualquer sombra de dúvida, um forte apoio àqueles engajados no ensino da tradução, no contexto brasileiro de pedagogia e didática, por seu mérito e pela qualidade da informação apresentada. Célia M. Magalhães

Informação adicional

Peso 360 g
Dimensões 18,5 × 25 × 2 cm
Publicação

2023

Formato do arquivo

Livro

ISBN

9786556376769

Autor(es)

Filipe Mendes Neckel, Maria Lúcia Barbosa de Vasconcellos

Páginas

129

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Compartilhar este livro:

Livros relacionados

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?