Descrição
A coletânea de estudos, ensaios e relatos procedentes de diversos lugares, reunidos aqui graças ao trabalho de Fabiana Giovani, traz uma contribuição significativa para professores alfabetizadores e para estudiosos interessados na educação brasileira. Desde sempre a alfabetização se apresenta como desafio prático e teórico entre nós. Alguns dos empecilhos práticos somente serão superados quando as abissais diferenças sociais forem superadas. Desafios teóricos nunca deixarão de existir porque em ciência não há verdade definitiva. Caminhando por entre linhas tortuosas, vamos construindo respostas que permitem avançarmos em benefício da maioria dos nossos pequenos ou adultos que buscam o ingresso ao mundo da escrita. Perpassa pelos textos desta coletânea uma tese: a centralidade do texto no processo de alfabetização. Isto porque ele é a unidade significativa concreta da linguagem.
A nenhum dos autores escapa, no entanto, que unidades menores da língua merecem atenção e a elas se pode chegar até mesmo de forma lúdica, sem perder a vocação precípua da língua que é significar. Alfabetizar é abrir múltiplas portas. E enquanto pudermos, vamos construindo “inéditos viáveis” que permitam a construção de um país mais equânime, em que todas as vozes tenham direito à escuta.
João Wanderley Geraldi
Avaliações
Não há avaliações ainda.