Memória e imaginação

Autor(a): Organizadora: Ana Paula Goulart Ribeiro

ISBN: 9788521708940

Editora: Pontes Editores

R$ 82,00

Compartilhar:

Descrição

Memória e Imaginação é mais do que um livro que organiza textos de diversos autores: é resultado do trabalho duradouro do núcleo de pesquisa Mídia, Memória e Temporalidades, o Memento, coordenado por Ana Paula Goulart Ribeiro, que reúne pesquisadores de diferentes níveis de formação, dos mestrandos aos doutorandos, dos doutores aos pós-doutores.

Todos procuram refletir sobre o vínculo entre os conceitos de imaginário/imaginação e memória. Como sintetiza a organizadora da coletânea, a imaginação é um conceito potente para pensar processos mnemônicos e midiáticos, já que remete à “ideia de movimento, processo, abertura e inacabamento”. É, sobretudo, pela via do inacabamento que imaginação e memória se tornam pavimento de uma mesma estrada. Além disso, a pesquisadora aponta a equivalência de imaginário e imaginação, com a vantagem de que ao imaginar, quem imagina constrói, elabora a partir do lembrar ativo e da interação com múltiplos sujeitos.

Assim, imaginação mnemônica torna-se conceito-chave deste livro, pois por esta via se pode pensar os sujeitos no tempo, evitando qualquer forma de determinismo social e de essencialismo psicológico.

 

Marialva Barbosa

Informação adicional

Peso 600 g
Dimensões 16 × 8 cm
Publicação

2025

Editora

Pontes Editores

ISBN

9788521708940

Autor(es)

Organizadora: Ana Paula Goulart Ribeiro

Páginas

325

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes conectados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Compartilhar este livro:

Livros relacionados