Descrição
Esta coletânea, sob o título Literatura no espaço escolar: (des) caminhos e resistências possíveis, dividida em duas partes, propõe-se a apresentar aos leitores textos voltados, prioritariamente, para o campo de estudos em torno da educação literária, sobremaneira considerando a formação de docentes, mediadores de leitura do texto literário e a formação de leitores no espaço escolar. Na primeira parte, constam três capítulos de convidados externos ao Programa de Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras – da Universidade Estadual do Norte do Paraná, mas que atuam em suas respectivas instituições no Programa em Rede. A intenção foi a de ouvir outras vozes e suas percepções sobre a área de estudos literários inserida no referido Programa, o que inclui aspectos reflexivos sobre o próprio lugar que a literatura ocupa nessa política de formação docente.
Na segunda parte, a fim de divulgar pesquisas internas no âmbito do ProfLetras/UENP, instalado em 2014, apresenta-se quatro capítulos que relatam experiências de pesquisas interventivas de mediação de leitura literária. Com o conjunto de textos, que trata sobre os desafios da escolarização do texto literário em sala de aula, o livro apresenta-se com o objetivo de contribuir com discussões que problematizem e proponham revisões, reformulações, calibragens, expansões e avanços, enfim, (novos) caminhos e direções para o campo do ensino da literatura.
Avaliações
Não há avaliações ainda.