Descrição
Esta quarta coletânea continua a divulgar as pesquisas desenvolvidas por mestres egressos do Formep e seus professores-orientadores, reafirmando a parceria instaurada desde o início da pós-graduação e ampliada, agora, com o estatuto de coautoria do (ex)orientando e seu orientador. Também compõem o rol de autores docentes de outras instituições e seus orientandos egressos, reforçando a inestimável interlocução acadêmica com outros mestrados profissionais. Como os anteriores este livro – Formando formadores para a escola básica do século XXI: relatos de pesquisa IV – decorre da excelente repercussão não só dentro do Formep, mas também de outros segmentos acadêmicos e junto a escolas e secretarias de Educação, justamente em razão de as pesquisas abordarem os conhecimentos relativos às práticas vivenciadas na escola e aos processos formativos que têm possibilitado sua ressignificação e seu impacto junto aos professores e ao seu trabalho na escola e na sala de aula. Estudos constituídos de estratégias formativas, de grupos colaborativos, de modo a cuidar do desafio de atender produtivamente às expectativas de profissionais que buscam nosso curso para aprimoramento de suas práticas como formadores destacam a vocação do curso de propiciar o desenvolvimento de pesquisas em diferentes frentes da escola básica pela análise fundamentada da prática, sempre sustentada pelas bases epistemológicas de nossas linhas de pesquisa. Além de sua desafiante função formativa, o Formep investe no preparo do aluno para a escrita do texto científico.
Nesta produção, com a presença de coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores atuantes nas escolas públicas municipais que se dedicaram a pensar e investigar as ações e práticas cotidianas e os fundamentos da formação a elas associados, reiterou-se a proposta de nosso Formep de também viabilizar a demanda de congregar esses territórios. Com formadores da escola e formadores da Universidade, atuando num espaço de formação e pesquisa, a saída do isolamento, pelo exercício do diálogo, pela revisão de crenças, pelo investimento no pensar e no fazer crítico-reflexivo, ressignificamos e modificamos nossas inter-relações de forma compartilhada e colaborativa. |
Avaliações
Não há avaliações ainda.