Descrição
É inquestionável que “A área de Ensino é, por definição, interdisciplinar” (Brasil, 2019, p.8). Trabalhar com a interdisciplinaridade é agir de modo pragmático, reiterando o caráter interativo da linguagem. Falar de argumentação interdisciplinar demonstra, portanto, o olhar atento dos autores ao processo de ensino-aprendizagem.
Pensar na prática interdisciplinar, com novas metodologias cuja ênfase seja a alfabetização científica e tecnológica, contribui ativamente para a formação integral dos sujeitos, objetivo sempre inquerido pelos professores, como destacam os autores.
Ao relatarem uma experiência interdisciplinar com uma tarefa integrando conceitos de Química e Matemática, os autores reforçam a noção de que a cientificidade e a interdisciplinaridade são fenômenos naturais e próprios das disciplinas escolares.
A avaliação compreende um processo contínuo e interdisciplinar; um ato formativo que exige do professor assumir o papel de pesquisador, de iluminação, de organizador da aprendizagem, pontos muito bem explorados pelos autores no livro. Para viabilizar todo esse processo de ensino-aprendizagem, os autores propõem um planejamento curricular escolar interdisciplinar, incorporando princípios e procedimentos de áreas consolidadas da ciência. O livro reúne pesquisadores-professores atentos às transformações sociais, tecnológicas e acadêmicas, trazendo luz a pontos que merecem nossa especial atenção. Profa. Dra. Isabel Cristina Cordeiro Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Avaliações
Não há avaliações ainda.