Descrição
Este livro é o segundo volume do projeto Ensino de Língua Portuguesa no século XXI – Pesquisa, Teoria e Prática, desenvolvido no contexto do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA), uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Niterói (PMN), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Fundação Euclides da Cunha (FEC).
O referido projeto, de caráter extensionista, teve como objetivo promover a formação continuada dos docentes de língua portuguesa do 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental das escolas municipais de Niterói, por meio de um curso que trabalhou com a transposição de teorias e pesquisas em Linguística, alinhadas às perspectivas dos PCN e da BNCC, para a prática de sala de aula.
No primeiro volume, cujo título é homônimo ao projeto, os capítulos foram redigidos por docentes das universidades públicas que atuaram no processo de formação. Nesse sentido, trazem as mesmas bases teóricas, reflexões e estratégias de ensino desenvolvidas durante o curso. Neste segundo volume, por sua vez, cujo título é Ensino de Língua Portuguesa no século XXI – relatos de experiência, buscamos registrar os resultados da implementação desse projeto. Ao longo dos nove capítulos deste livro, você poderá conhecer, em detalhes, como as ideias foram dinamizadas na ponta, ou seja, junto aos estudantes.
Com isso, esperamos que os relatos desta obra possam inspirar outros professores que atuam na docência de Língua Portuguesa na Educação Básica.
Avaliações
Não há avaliações ainda.