Descrição
Sinto-me feliz por apresentar esta obra de Fúlvia Gonçalves sobre o método de iniciar crianças e jovens nos arcanos da arte. Por que esse título? Por que “As duas artes de Fúlvia”? Porque, na verdade, são duas as artes em que Fúlvia Gonçalves se destaca.
Numa, em que ela já é bem conhecida, está a artista plástica premiada no Brasil e no exterior. Noutra, menos conhecida do público, está a da professora de arte, ofício para o qual se preparou com afinco e se doutorou na Unicamp.
O que se vai ler é a narrativa da experiência de uma artista plástica na aplicação de um método, em que se aprimorou zelosamente, no seu trabalho voluntário de educação artística para crianças de 5 a 11 anos no Instituto Popular “Humberto de Campos”, em Campinas, SP. Em seus cursos livres de educação artística, trabalhando com crianças nessa faixa etária, Fúlvia conduz seus aluninhos a se apropriarem de conceitos de arte em suas mais variadas expressões.
Esses cursos dão oportunidade às crianças de conhecerem artistas e suas obras, seja através das aulas, seja através das exposições e visitas a museus e institutos, e assim poderem crescer artisticamente com a releitura de suas obras. Não direi mais. Deixo aos leitores o prazer de terem contato com um trabalho de grande interesse para a educação brasileira. Sérgio Castanho, doutor em Educação, professor da Unicamp, é escritor, autor de Crônicas do Atibaia, Pontes Editores, 2021.
Avaliações
Não há avaliações ainda.