Descrição
Este volume reúne as contribuições de diversos professores e pesquisadores que atuam como palestrantes no curso “Formação em Educação Bi/Multilíngue”, oferecido pela Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (FAUEL).
Por meio dessas discussões teóricas e práticas, os autores enfatizam a importância de educadores bilíngues desenvolverem uma consciência sociolinguística crítica; os leitores são desafiados a questionar mitos relacionados à natureza da linguagem, a reconhecer que práticas bilíngues autênticas são fluidas e flexíveis, a examinar suas próprias experiências, atitudes e crenças e a problematizar práticas educacionais que perpetuam desigualdades estruturais nas escolas onde atuam.
A obra incentiva aos leitores (educadores atuantes em contextos bi/multilíngues) a desenvolver o tipo de clareza ideológica que esperamos que se traduza em ações concretas a realizarem em suas próprias salas de aula, dentro de suas escolas e em suas comunidades. Maria Dantas-Whitney Professora de ESOL (English for Speakers of Other Languages) e Educação Bilíngue, e Coordenadora do Programa de Formação de Professores Bilíngues da Western Oregon University, EUA
Avaliações
Não há avaliações ainda.