Descrição
O livro Deslocamentos e permanências: trabalho, educação e interseccionalidades traz uma interessante coletânea de trabalhos capitaneada pelas organizadoras Lorena Moraes e Larissa Cavalcanti. Trata-se de um deslocamento do olhar para a produção que se faz a partir de vários contextos do Brasil e conta ainda com o diálogo potente com autoras francesas.
O livro reúne uma diversidade de mulheres que estão construindo uma forte rede de pesquisadoras inseridas em instituições de ensino, refletindo sobre experiências de pesquisa, ensino e extensão que se dão a partir desses lugares, e que se reuniram durante o II Congresso Dadá de Estudos de Gênero (II CODEG). O eixo central que movimenta as autoras é pensar as desigualdades sociais, primeiro, ao colocar em relevo a sobrecarga de trabalho de cuidados sobre as mulheres mais empobrecidas e com menores perspectivas de condições justas de trabalho remunerado (mulheres negras, nordestinas, imigrantes, entre outras) e, na segunda parte do livro, quando se sobressaem questões sobre práticas educacionais lidas na perspectiva da interseccionalidade.
Deslocamentos e permanências caminham de mãos dadas, pois sugerem um intercâmbio rico em conhecimentos sobre a perspectiva de práticas educacionais em constante mudança, sem deixar escapar a importância da realização de pesquisas que nutram informações e diagnósticos sobre um contexto marcado por desigualdades sociais, como se pode ver nesse robusto conjunto de trabalhos que nos convida a aprofundar o conhecimento.
Na prática de pensar a interseccionalidade, são tecidas reflexões sobre a atuação de corpos que circulam e se constroem no habitar da vida cotidiana, no trabalho e nos espaços educacionais. Andressa Lidicy Morais Lima (Universidade de Brasília)
Avaliações
Não há avaliações ainda.