Descrição
Na contemporaneidade, o ensino de línguas precisa ser (re)pensado a partir de perspectivas que valorizem os múltiplos letramentos, seja no trabalho com leitura e produção de textos em sala de aula, seja nos processos de formação de professores e de construção/análise de material didático-pedagógico. Mas que estratégias metodológicas podem contribuir para a formação de leitores e a promoção do letramento literário na educação básica e superior?
Por que é importante desenvolver competências digitais e trabalhar com a Pedagogia dos Multiletramentos na formação inicial de professores de línguas? E mais: Como diferentes gêneros de textos podem suscitar experiências enriquecedoras de letramentos e possibilitar atividades de retextualização e de análise multissemiótica? Por apresentar variadas propostas teórico-metodológicas que respondem a esses e outros questionamentos sobre o assunto, o livro Letramento(s), Texto(s) e Ensino(s) chega para atender a uma necessidade, principalmente de professores da área de Letras, de lidar com a complexidade de reflexões que permeiam o fazer pedagógico, indicando caminhos possíveis para o ensino de línguas, sobretudo a partir dos Estudos da Linguística Aplicada, da Linguística de Texto e dos Letramentos. Eis aqui, portanto, uma obra que se faz necessária e atual, pois – além de unir diferentes artigos que demonstram experiências exitosas na educação básica e superior em diferentes estados e regiões do nosso país – apresenta sugestões para a Educação de Jovens e Adultos, bem como para o letramento de pessoas idosas.
Por isso, mais do que uma excelente oportunidade para ampliar olhares acerca do ensino de línguas, a leitura do livro é um importante caminho para intensificar discussões acerca dos letramentos – um campo de estudos em plena evolução! Fernanda Maria Almeida dos Santos – Professora Adjunta de Língua Portuguesa do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Avaliações
Não há avaliações ainda.