Descrição
O livro A Leitura Literária: Práticas de Leitura nas Aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental reúne 10 textos produzidos por egressos do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e seus orientadores e coorientadores, da Universidade do Estado da Bahia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e da Universidade Estadual de Feira de Santana.
São resultados de pesquisas de intervenção pedagógica, com foco na formação leitora centrada no uso do texto literário em sala de aula, na Educação Básica. […] Ao longo de dez anos de existência do PROFLETRAS, nota-se um número significativo de pesquisas envolvendo práticas de leituras do texto literário as quais podem ser replicadas nas escolas, como é possível observar nos textos publicados neste livro. São iniciativas de professores que ousaram superar os livros didáticos, ou os programas institucionais de apoio à leitura, apresentando aos alunos alternativas de releituras dos clássicos e de leituras de escritoras e escritores que não são citados nas historiografias literárias e, muitas vezes, não são encontrados nas bibliotecas, mas se relacionam, de um modo peculiar, com a escola e o cotidiano dos estudantes. […] Os textos apresentados neste livro ressignificam a presença da literatura no cotidiano escolar, superando uma visão eurocentrada de literatura como sinônimo de texto escrito, pois trazem à tona a literatura produzida nas periferias, nas pequenas cidades, na zona rural e nas comunidades remanescentes de quilombos.
Trata-se de um modo de pensar a literatura de forma mais democrática e inclusiva, valorizando as identidades locais, colocando no centro do debate temas e autores que, de algum modo, ficaram fora da escola.
Avaliações
Não há avaliações ainda.