Descrição
Esta coletânea apresenta reflexões tecidas a partir da participação de algumas das autoras no Projeto de Extensão “Inglês para crianças e idosos”, o qual representa uma oportunidade ímpar de formação docente para atuar com essas faixas etárias, bem como a possibilidade de acesso desses grupos ao ensino-aprendizagem de inglês de forma gratuita e em parceria com instituições públicas de ensino. Saliento a relevância desse projeto em um cenário marcado por perspectivas neoliberais, que insistem em legitimar apenas as escolas privadas como os locais para se aprender a língua inglesa, visto que são elas que dispõem de metodologias de ensino consideradas como eficazes.
Esses discursos, geralmente presentes em propagandas de escolas particulares e na mídia, contribuem para difundir concepções estruturais de língua, ou seja, fomentam visões de língua como um produto, o que se distancia das propostas de educação linguística na infância que defendo e que encontro coro nos artigos desta obra.
Que a leitura desta obra renove nosso esperançar e nossas forças para continuar defendendo e lutando por uma educação linguística crítica e respeitosa com as crianças. Que possamos, assim como nos ensina Freire (1997), conhecer o mundo das crianças e valorizar seus saberes e suas maneiras de aprender, que vão muito além dos muros da escola.
Cláudia Jotto Kawachi-Furlan
Universidade Federal do Espírito Santo
Avaliações
Não há avaliações ainda.