Descrição
O conjunto dos artigos representa o esforço coletivo da sua organizadora e dos profissionais envolvidos e que atuam em diferentes segmentos da Educação Básica, seja diretamente no espaço escolar formal, seja em espaços não escolares, como os relacionados ao atendimento socioeducativo, aqui abordado na sua relação com os jovens com restrição de liberdade por terem incorrido em ato infracional. Os caminhos possíveis de olhar e compreender a educação e as práticas pedagógicas com a lente das Representações Sociais são aqui ampliados e se entrecruzam numa variedade de temáticas que integram um propósito comum: pensar, refletir e transformar a educação pela compreensão dos vínculos, das relações pessoais, sociais e culturais.
A análise desses mecanismos nos contextos escolares e extraescolares trazida pelas diversas pesquisas apresentadas revelou a força sociais e a oportunidade de cada formador dar sentido ao modo de atuar e compreender o meio onde está atuando. Ao trazerem suas análises, os autores conduzem o leitor a compreender a complexidade do trabalho que os professores e os educadores sociais realizam em seu cotidiano e que requer deles os saberes específicos e típicos do ofício de ensinar. Desse modo, os textos deixam aberto ao leitor a possibilidade não só de perceber a preocupação conceitual que os atravessa, como também de alargar o olhar e apreender as relações entre representações sociais e saberes desses educadores/formadores que atuam em diferentes contextos e segmentos do ensino.
Laurizete Ferragutti Passos
Avaliações
Não há avaliações ainda.