Descrição
Esta obra traz resultados de treze/quatorze anos de pesquisa de sua autora, que a levaram à obtenção de dois importantes produtos teórico-tecnológicos, quais sejam – o modelo fonológico de línguas de sinais MLMov e o sistema de escrita de Libras Sel. A obra, todavia, vai além, apresenta e discute certos aspectos importantes na construção de uma modalidade escrita para línguas de sinais, especificamente a Libras. O primeiro capítulo, intitulado “Natureza linguística: estrutura frasal e sinalização”, tem a finalidade de evidenciar a natureza sistêmica que define o que é frasal e o que não é frasal em línguas naturais e, por conseguinte, em línguas sinalizadas.
Por meio de observação de exemplos, procura-se demonstrar peculiaridades da estrutura sintática da Libras, investigando sua natureza sistêmica, através da análise de enunciados frasais e de enunciados não frasais nessa língua, a fim de explicitar tudo que poderá ser envolvido no estabelecimento de uma modalidade escrita da Libras.
O segundo capítulo, intitulado “O sinal e sua estrutura fonológica”, é dedicado à abordagem da estrutura fonológica da Libras, apresentando o modelo fonológico de línguas sinalizadas MLMov e o inventário de traços fonológicos da Libras, a que chegou a autora, durante o trabalho de elaboração da escrita Sel. E, no terceiro e último capítulo, intitulado “Os caminhos da escrita nas línguas orais e a Sel como proposta de escrita de sinais”, a escrita Sel é apresentada por completo e são discutidos aspectos relacionados à construção de uma modalidade escrita da Libras, demonstrando-se possibilidades de escrita de frases sinalizadas em Sel, incluindo peculiaridades tridimensionais de uma gramática sinalizada como simultaneidade de argumentos, autossaturação de predicadores e sintaxe espacial.
Uma grata surpresa para o leitor talvez seja perceber de que forma a escrita Sel dá conta de representar, de maneira linear, essas estruturas frasais tridimensionais, possibilitando, no ato da leitura, a reprodução da sintaxe espacial
Avaliações
Não há avaliações ainda.