Descrição
[…] as temáticas exploradas no livro Pedagogias decolobiais e ensino plural de espanhol no Sul Global se articulam entre si e respondem às demandas de uma pedagogia decolonial voltada ao ensino de espanhol. De modo mais amplo, as ideias apresentadas na obra, quando “costuradas”, representam uma proposta de currículo decolonial – objeto fundamental à construção de uma outra escola e de sujeitos que possam, a essa instituição, lhe dar vida e sentido. Assim, mais do que a noção de currículo educativo decolonial, nota-se o horizonte de um caminho utópico desejável e possível que podemos trilhar.
E que estamos trilhando. […]
Acreditamos, portanto, não ser possível transformar sem agir, sem confrontar e modificar as colonialidades do ser, saber e poder, especialmente, no que diz respeito à educação como amplo movimento social, do qual somos instados a participar cotidianamente. Agregando-se, para tanto, práticas decoloniais/contracoloniais.
Palavras da “Apresentação”, Lívia Baptista, Fernanda Tonelli e Diego Alexandre
Avaliações
Não há avaliações ainda.