Descrição
A publicação do livro “Metaphors We live by”, de George Lakoff e Mark Johnson, em 1980, é um dos marcos inaugurais da perspectiva teórico-metodológica que ficou conhecida, nos estudos linguísticos, como Linguística Cognitiva. Com pouco mais de 45 anos, essa abordagem se desenvolveu, ao longo das décadas, como um arquipélago de teorias que apresentaram similaridades (em meio às diversidades) e que compartilham uma ideia de cognição social.
Em “Trabalhos em Linguística Cognitiva e interfaces: abordagens semânticas e gramaticais”, estão reunidos 17 capítulos que comprovam o caráter multifacetado dessas teorias que se enquadram na Linguística Cognitiva, bem como o fôlego de pesquisadores brasileiros de diversas regiões do Brasil no desenvolvimento de estudos de natureza semântica e/ou gramatical.
A organização desta coletânea é uma iniciativa do GESCOG – Grupo de Estudos em Semântica Cognitiva e do CONHPOR – Construcionário Histórico da Língua Portuguesa, grupos coordenados respectivamente por Ariadne Domingues Almeida (UFBA) e Natival Simões Neto, organizadores desta coletânea, no âmbito do PROHPOR – Programa Para a História da Língua Portuguesa, que está completando 35 anos da sua existência.






Avaliações
Não há avaliações ainda.