Descrição
Este livro é fruto da parceria institucional entre a USP e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e reúne os professores/pesquisadores que participaram da disciplina de pós-graduação “Internacionalização no Ensino Superior e Formação em Línguas Estrangeiras: Conceitos, Abordagens Metodológicas e Elaboração de Programas de Ensino” pelo Programa de Pós-Graduação Letras Estrangeiras e Tradução (PPG-LETRA- FFLCH-USP).
As contribuições de cada capítulo se referem às reflexões e pesquisas realizadas na área do ensino e aprendizagem de línguas em diversos contextos institucionais e seus autores discutem as problemáticas e questões relacionadas à implementação de ações que articulam as relações entre Políticas Linguísticas e Políticas de Internacionalização no Ensino Superior. As organizadoras da obra e os docentes da disciplina, membros ativos do Grupo de pesquisa do Cnpq GPLIES – Grupo de Políticas Linguísticas e de Internacionalização para o Ensino Superior – destacam a importância de se criar espaços de discussão e de formação para fomentar pesquisas na área que contribuam efetivamente para a construção de Políticas Linguísticas e de Internacionalização nas Instituições de Ensino Superior no Brasil.
A leitura de cada capítulo é um convite para que cada se sinta implicado nesse movimento e possa integrar redes de reflexão e pesquisa na área.
Boa leitura!