Descrição
O livro Estudos sobre leitura e abordagens para o ensino é uma coletânea de textos que abordam a leitura na relação ensino e aprendizagem, tendo por base princípios teóricos que se atrelam à relação teoria e práxis. Apresentam-se textos resultantes de palestras e comunicações proferidas por renomados pesquisadores de diferentes instituições de ensino que participaram de atividades colaborativas promovidas pelo grupo de Pesquisa Projeções em pesquisas e práticas de leitura e escrita (ProLetras) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), incluindo discussões em aulas no decorrer da disciplina Leitura e Cognição, ofertada em 2019 e 2022 pelo Programa de Pós-graduação (PPGEL/UFPI). À obra acrescentam-se produções de orientandos de mestrado e doutorado, vinculados ao PPGEL (UFPI) e, também, a outros Programas de pós-graduação no Brasil.
Com a divulgação das reflexões, objetiva-se topicalizar a leitura com um olhar sensível para os cotidianos social e escolar e, por abrangência, o acadêmico. Estes cenários requerem um ensino estabelecido na relação cíclica em trio: amar, saber e ensinar. Trata-se de uma contribuição importante e indispensável para os estudos em desenvolvimento na área, porque as ideias compartilhadas permitem a ampliação de horizontes de investigação sobre a Leitura, como fenômeno cognitivo, linguístico e social. Embora as abordagens requeiram um aprofundamento, podemos afirmar que propõe-se um livro que, somado ao conjunto de outros, poderá abrir caminhos para a renovação e a ampliação de direcionamentos teóricos e metodológicos dados à leitura, o que deverá, portanto, alcançar o público docente em diferentes níveis de ensino e colaborar para evitar abismos entre a pesquisa e o fazer docente.
Maria Angélica Freire de Carvalho
Universidade Federal do Piauí – UFPI
Programa de Pós-graduação em Letras – PPGEL/UFPI
Coordenadora do Grupo de Pesquisa ProLetras – CNPq
Avaliações
Ainda não há avaliações.