Descrição
O livro articula, de maneira bastante pertinente e equilibrada, contribuições funcionalistas, para o estudo das relações semânticas, e da Linguística textual, para o estudo dos gêneros textuais/discursivos. Sendo assim, estudo da gramática não deve ser feito de forma descontextualizada, porque a gramática emerge do discurso, e os recursos gramaticais estão a serviço da construção do texto. Nos quatro capítulos centrais, a apresentação do arcabouço teórico que orienta a elaboração das sequências de atividades se faz com a profundidade necessária, sem uma sobrecarga teórica que poderia desviar o foco das atividades. Ao mesmo tempo, em cada capítulo, a elaboração das sequências de atividades é fortemente coerente com a perspectiva teórica assumida, o que se traduz no fato de que os textos selecionados em cada capítulo nunca constituem mero pretexto para o trabalho descontextualizado com as categorias e a nomenclatura da Gramática Tradicional.
Destaca-se, assim, a grande pertinência das atividades propostas, que conseguem articular gramática, texto e discurso, possibilitando ao professor realizar um trabalho que evidencie que a gramática está, de fato, a serviço da construção do texto e dos propósitos comunicativos/discursivos do produtor. São também de grande auxílio e clareza as orientações e encaminhamentos dispostos ao longo das sequências sobre como o professor pode trabalhar cada etapa das atividades.
Desse modo, as atividades têm o potencial de permitir que os estudantes desenvolvam sua competência linguística. Assim, a obra tem o potencial de constituir uma referência importante e de grande interesse tanto para professores dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, quanto para estudantes dos cursos de Letras, cuja formação para a docência precisa se pautar no conhecimento de obras que, a exemplo de “Ensino, texto e sintaxe: orações adverbiais”, revelem como auxiliar o estudante a compreender o papel das relações semânticas na construção do texto e, por isso mesmo, no alcance de propósitos comunicativos, desenvolvendo sua competência linguística.
Gustavo Ximenes Cunha (UFMG)
Avaliações
Ainda não há avaliações.