Descrição
Este volume dedica-se à apresentação e discussão de resultados de pesquisas desenvolvidas na Unidade Natal do PROFLETRAS e, com isso, busca oferecer referências quanto ao tratamento teórico-metodológico dos dados gerados em sala de aula, bem como subsídios para o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa e intervenção na pós-graduação.
As contribuições estão orientadas por três grandes eixos temáticos, assim distribuídos: a Parte I reúne estudos que trazem orientações para o tratamento didático das complexas relações entre oralidade e variação linguística; a Parte II constitui-se por um grupo de contribuições que argumentam sobre o direito à literatura, fundamentando-se na crítica literária desenvolvida por Antônio Cândido (1995) e desenvolvem projetos de intervenção sobre essa temática para o Ensino Fundamental; por fim, a Parte III traz contribuições que buscam promover o desenvolvimento da competência discursiva dos alunos do Ensino Fundamental, no sentido de que, ao dialogarem com o outro, sejam capazes de reconhecer e mobilizar, adequadamente, diferentes discursos, vozes e posicionamentos.
m suma, as investigações e proposições constantes deste volume abordam aspectos centrais para a compreensão e a resolução de variados desafios a serem enfrentados no ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica.
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