Descrição
Esta obra apresenta um importante movimento entre a prática de sala de aula e a reflexão sobre essa prática como necessário no fazer docente de língua no ensino superior, espaço onde o professor é pesquisador e o pesquisador é professor. Os autores e autoras desta obra são professores(as) e pesquisadores(as) que levam também o(a) discente, bolsista professor(a), a se tornar professor(a)-pesquisador(a). Por isso, os textos são frutos de reflexão do planejamento e da realização de atividades de sala de aula de discentes do Instituto de Letras da UFRGS e de docentes também do Instituto de Letras da UFRGS, que orientam e coordenam as ações de sala de aula em cada língua para fins acadêmicos. As atividades planejadas e realizadas em sala de aula em cada curso centram-se no texto, em que as quatro habilidades de uso da língua (leitura, escuta e produção – falada e escrita) estão presentes.
Para tratar do desenvolvimento das habilidades de falar, de escutar, de ler e de escrever em uma língua adicional na universidade, é importante que se leve em conta que, em contextos anteriores de ensino-aprendizagem em que o aluno esteve imerso, o acesso a outra língua, que não o português, foi-lhe dificultado. Há uma história de presença desse aluno na linguagem que tem efeitos em sua trajetória de aprendizagem em uma língua adicional na Universidade.
O texto, por exemplo, muitas vezes foi pretexto para a abordagem de aspectos gramaticais, sendo que estes precisam ser considerados como meios linguísticos e não como fins para memorização metalinguística.
Carmem Luci da Costa Silva
Avaliações
Não há avaliações ainda.