Descrição
O conjunto de textos que este livro reúne, mais do que apresentar pesquisas diversas sobre a linguagem, filiadas a perspectivas teóricas distintas, constitui gestos de leitura do arquivo do conhecimento produzido sobre e na Amazônia acerca da “diversidade brasileira”, em manifestações que envolvem línguas denominadas de portuguesa, indígenas, de sinais, em presença em produções audiovisuais, em instituições (Escola, Universidade, Assembleia, Câmara) e suas práticas (de ensino, literária, política, de arquivo) de produção de sentidos pelas quais se define o que é comum (unidade) e o que é diverso (diversidade).
Nessa direção, este livro não é simplesmente uma coletânea de capítulos que traz contribuições sobre os estudos da linguagem na Amazônia, uma vez que fomenta o debate e a reflexão das múltiplas possibilidades de se colocar em relação ao conhecimento, ao ensino e à política de línguas dentro das áreas da Análise de Discurso, da História das Ideias Linguísticas, das Línguas Indígenas e da Literatura.
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