Concordância verbal no processo de escolarização: comparações entre EJA e Ensino Regular

Autor(a): Stefania Zandomênico

ISBN: 9788521703501

Editora: Pontes Editores

R$ 0,00

Compartilhar:

Descrição

Este livro aborda o fenômeno da concordância verbal escrita no Português Brasileiro (PB), a partir de comparações entre produções escritas de alunos concluintes do Ensino Médio provenientes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do ensino regular.

O tema é abordado sob duas vertentes complementares: a Sociolinguística Variacionista e a Teoria Gerativa. Primeiramente, a manifestação da concordância verbal é analisada em textos escritos da EJA de forma comparativa com achados prévios de estudos sociolinguísticos sobre a fala e a escrita no PB (Naro, 1981; Graciosa, 1991; Scherre & Naro, 1998; Scherre, Naro & Cardoso, 2007; Berlinck et al., 2009 e Vieira, 2011).

Em seguida, estabelece-se uma relação entre os resultados desta análise e os pressupostos do gerativismo e a hipótese da gramática do letrado, com base em duas abordagens gerativistas distintas: a de Roeper (1999) – chamada de teoria do bilinguismo universal, segundo a qual todo falante seria potencialmente bilíngue e as variações apresentadas na língua constituiriam gramáticas distintas, de forma que o falante poderia dispor, ao mesmo tempo, de uma série de minigramáticas – e a de Kato (2005) – segundo a qual a aquisição da escrita se daria de forma semelhante à aquisição de uma segunda língua (L2), via a primeira gramática da língua, que, no caso do PB, seria a gramática da língua falada (L1).

Constatou-se que os alunos da EJA apresentaram, na escrita, frequência de marcas explícitas de concordância verbal muito semelhante à dos alunos do ensino regular. Verificou-se, ainda, que as variáveis que se mostraram relevantes na escrita da EJA, no domínio analisado, eram semelhantes não só às da escrita do ensino regular, como também às da fala. Esses e outros fatos levaram à conclusão de que, pelo menos no que diz respeito à concordância verbal, a abordagem teórica que melhor se aplica ao processo de aquisição da escrita por alunos da EJA é a teoria do bilinguismo universal.

A obra se baseia nos resultados da pesquisa de Zandomênico, 2018.

 

Informação adicional

Publicação

2024

Editora

Pontes Editores

ISBN

9788521703501

Autor(es)

Stefania Zandomênico

Páginas

136

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Compartilhar este livro:

Livros relacionados

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?