Descrição
Este livro aborda o fenômeno da concordância verbal escrita no Português Brasileiro (PB), a partir de comparações entre produções escritas de alunos concluintes do Ensino Médio provenientes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do ensino regular.
O tema é abordado sob duas vertentes complementares: a Sociolinguística Variacionista e a Teoria Gerativa. Primeiramente, a manifestação da concordância verbal é analisada em textos escritos da EJA de forma comparativa com achados prévios de estudos sociolinguísticos sobre a fala e a escrita no PB (Naro, 1981; Graciosa, 1991; Scherre & Naro, 1998; Scherre, Naro & Cardoso, 2007; Berlinck et al., 2009 e Vieira, 2011).
Em seguida, estabelece-se uma relação entre os resultados desta análise e os pressupostos do gerativismo e a hipótese da gramática do letrado, com base em duas abordagens gerativistas distintas: a de Roeper (1999) – chamada de teoria do bilinguismo universal, segundo a qual todo falante seria potencialmente bilíngue e as variações apresentadas na língua constituiriam gramáticas distintas, de forma que o falante poderia dispor, ao mesmo tempo, de uma série de minigramáticas – e a de Kato (2005) – segundo a qual a aquisição da escrita se daria de forma semelhante à aquisição de uma segunda língua (L2), via a primeira gramática da língua, que, no caso do PB, seria a gramática da língua falada (L1).
Constatou-se que os alunos da EJA apresentaram, na escrita, frequência de marcas explícitas de concordância verbal muito semelhante à dos alunos do ensino regular. Verificou-se, ainda, que as variáveis que se mostraram relevantes na escrita da EJA, no domínio analisado, eram semelhantes não só às da escrita do ensino regular, como também às da fala. Esses e outros fatos levaram à conclusão de que, pelo menos no que diz respeito à concordância verbal, a abordagem teórica que melhor se aplica ao processo de aquisição da escrita por alunos da EJA é a teoria do bilinguismo universal.
A obra se baseia nos resultados da pesquisa de Zandomênico, 2018.
Avaliações
Não há avaliações ainda.