Descrição
Este livro nasce de um gesto em comum: a leitura de textos. O leitor encontrará, na primeira parte, a leitura de textos de crítica e, na segunda, de obras literárias. O modo como cada leitura é feita é determinado por uma inquietação em torno de uma metáfora que surge a partir da relação entre texto e leitor. Por isso, todas as leituras são leituras em construção, no sentido de que não pretendem analisar um aspecto geral sobre o texto, mas olhar para a singularidade da metáfora. Reunimos, desse modo, 13 metáforas sobre a crítica literária e 14 metáforas sobre a leitura de textos literários. Além disso, há dois capítulos dedicados, respectivamente, à história na relação com a crítica e os estudos literários e à memória, totalizando 29 capítulos.
Como percurso metodológico, cada texto deste livro configura-se em três partes, assim, trabalhamos primeiro com a nossa relação com o corpus, depois uma memória dessa relação e, em seguida, a teoria mobilizada por essa relação. Os textos tiveram como origem pesquisas de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso (TCCs) e dissertações de mestrado no período compreendido entre 2012 e 2022, no Curso de Letras Português e Espanhol – Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, sob orientação do Prof. Valdir Prigol.
Compreendemos que este livro é tanto um convite à leitura quanto à escrita, por isso, caro leitor, sinta-se convidado a escrever também suas leituras.
Avaliações
Não há avaliações ainda.