Descrição
Gramática e estilo é um manual de redação que se ocupa do exame das frases que compõem os textos, isto é, não trata do aspecto discursivos nem do estrutural, que foram tratados em Da redação à produção textual (São Paulo, Parábola, 2009). Trata das dificuldades com que os escritores aprendizes se defrontam ao escreverem suas frases a partir do exame de frases que exemplificam tais dificuldades recolhidas de escritos produzidos por aprendizes tanto no Ensino Médio quanto no Superior, ao longo dos mais de cinquenta anos de militância do seu autor tanto no Ensino Médio quanto nos cursos de Jornalismo e Letras da UFRGS. O nome Gramática e estilo quer enfatizar que não se trata apenas de examinar, discutir e corrigir os erros das frases examinadas. Trata-se também de discutir o efeito estilístico dos recursos (palavras, orações, frases, parágrafos) construídos pelos aprendizes e orientá-los para que se tornem capazes de escolher os recursos – palavras, orações e frases – mais adequados para que obter os efeitos pretendidos.
Não se trata apenas de acompanhar uma exposição sobre tais dificuldades, mas também de resolver os exercícios que acompanham cada uma das secções que abordam tais construções problemáticas. São sete capítulos: o primeiro examina os problemas gerais da língua escrita ao longo de sua história até a criação do texto, que se constituiu por frases compostas por palavras encadeadas. Nos capítulos seguintes, trata dos problemas desses encadeamentos e da pontuação a que se recorreu para viabilizá-los. Seguem-se o exame do papel desempenhado nesses encadeamentos pelo processo da coordenação e pelo da subordinação. Trata, a seguir ordem das palavras na frase e das frases no texto. Examina, então, os elementos presentes nas frases que são indicativos da natureza do texto, como, por exemplo, os tempos verbais em que elas andam, e o papel expressivo da ordem em que as frases se dispõem em relação umas às outras. Examina, então, textos exemplares pela adequação entre os seus objetivos e o seu modo de construírem-se para desenvolvê-los.
Avaliações
Não há avaliações ainda.