Descrição
A temática instigante deste livro – que se propõe aplicar elementos da elaboração de Plataformas Adaptativas e Inteligência Artificial para resolver problemas de aprendizagem de leitura instrumental do espanhol – é absolutamente inovadora. Leandro Bolivar nos faz refletir sobre os desafios da aprendizagem inteligente do espanhol para fins de leitura, tendo como objetivo central a resolução de questões do Enem.
No contexto cognitivo de aprendizagem e da tecnologia da informação: o que sabemos em si é menos importante do que a nossa capacidade de continuar aprendendo.
A proposta de Bolivar a partir da composição textual, sequências e progressão informativa introduz uma parametrização da informação baseada na construção composicional do texto, trazendo para a cena de ensino de espanhol no Brasil elementos tecnológicos baseados numa matriz de referência da composição textual e nos princípios de Big Data, recuperação da informação, visualização dos dados e computação de alto desempenho, através da participação ativa do usuário e da navegação por forma de multimídia interativa. Bolivar apresenta o texto como unidade central da aprendizagem e constrói um desenho curricular a partir da revisão de aspectos sócio-políticos que permeiam a concepção de línguas estrangeiras modernas no Ensino Médio. Para a formulação de unidades didáticas o autor parte dos pressupostos linguísticos da Análise do Discurso, da Linguística Textual e da Linguística Sistêmico Funcional. Os três anos de Ensino Médio das escolas brasileiras estão voltados para o exercício da cidadania, e no caso do espanhol como língua estrangeira moderna para a formação crítica do sujeito no que diz respeito ao desenvolvimento de processos de leitura e compreensão textual. Nesse contexto de Educação, o que se entende por Plataforma Adaptativa?
Quais as diferenças entre Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e Plataformas de Ensino Adaptativo (PEA)? Quais são as especificidades de aprendizagem baseadas no conceito de leitor ubíquo frente ao leitor virtual?
A obra trabalha o conceito contemporâneo de leitor ubíquo, para quem está dirigida a proposta elaborada, ou seja, o leitor capaz de transitar por diversos lugares físicos e virtuais processando simultaneamente a multimodalidade da informação que lhe chega ou que busca através de diversos suportes, gêneros, domínios discursivos e práticas sociais. O acesso veloz à informação múltipla e variada do leitor ubíquo contemporâneo exigem uma renovação das práticas de letramento. Nesse sentido, o autor discute de forma original o papel da escola como espaço multiplicador de educação e potencialidades culturais, problematizando questões de ensino relacionadas a novas formas de ler e à educação na era digital. Letícia Rebollo (UFRJ)
Avaliações
Não há avaliações ainda.