Descrição
Este é um de dois livros que nasceram do evento DELA – Decolonialidade e Linguística Aplicada, realizado online em 2021 e organizado por professoras e professores de línguas da Universidade Federal do Paraná e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
O livro traz reflexões sobre as formas em que a Linguística Aplicada no Brasil e em outros contextos tem dialogado com estudos decoloniais e com epistemologias do Sul, para repensar concepções de língua, cultura, educação e formação docente, etc., a partir de entendimentos plurais que vão para além dos muros da academia. Em cada um dos capítulos dos dois livros, temas como a história da colonialidade e dos estudos decoloniais, a racialização dos corpos na educação, lócus de enunciação e as formas de se fazer ciência para além do Eurocentrismo, afetividade, educação indígena, multiletramentos, avaliação, dentre tantos outros, são abordados de forma crítica, localizada e profunda, de modo a promover a constante busca por uma Linguística Aplicada que olhe para si mesma com o olhar transformador de cada uma das pessoas que a constituem e com as quais ela dialoga. Tal transformação também se reflete nas próprias formas em que os textos foram escritos: alguns de modo mais convencional e outros buscando romper com os gêneros acadêmicos mais tradicionais.
Esperamos, portanto, que esse seja um passo na direção de construirmos uma Linguística Aplicada renovada, cada vez mais pulsante e plural.
Avaliações
Não há avaliações ainda.