Descrição
“Joaquim Dolz, como vimos, chegou até nós da Catalunha, o seu país natal, que tanto estima e aonde regressa regularmente, dando muitos cursos e conferências, sem nunca se esquecer de ir a Morella, uma cidadezinha maravilhosa da qual, na verdade, nunca saiu.
Implementou então na Suíça, na Universidade de Genebra, uma intensa atividade de pesquisa, obtendo financiamentos, liderando equipas, publicando numerosos textos, tendo uma importante influência no plano de estudos em língua primeira, produzindo materiais didáticos… e tornando-se cidadão suíço. Porém, nunca se contentou com esse espaço, afinal, restrito. As suas colaborações são numerosas com colegas de outros países de língua francesa, Bélgica, Québec, França, em particular.
Trabalhou intensamente com colegas desta outra região autónoma espanhola, o País Basco, sem descurar, claro, o resto de Espanha. Mas, acima de tudo, apaixonou-se imediatamente pelo Brasil e Portugal, que se tornaram seus outros países de adoção e onde difunde por toda parte o conjunto das suas orientações didáticas, como atesta o presente volume”. (Bernard Schneuwly e Jean-Paul Bronckart, neste volume)
Avaliações
Não há avaliações ainda.