Descrição
No livro ”A Construção da Leitura: do projeto à aplicação em sala de aula”, a autora procura aliar as suas conclusões de pesquisa com a prática pedagógica e propõe aos leitores a compreensão da leitura a partir da metáfora do processo de construção de uma casa, tendo como fundamento nessa arquitetura a Linguística Sócio-Interacionista, com as contribuições da Análise do Discurso (AD), da Linguística Textual, da Linguística da Enunciação.
Nessa perspectiva, apresenta textos voltados para o trabalho docente com a leitura, reunidos a partir da metáfora da construção: “O Projeto”, (parte I), traz os “alicerces da construção da leitura”, situando o papel da gramática no ensino de língua materna como estudo das relações entre o ensino da gramática na escola e o processo de formação de leitores proficientes.
O “canteiro de obras” (parte II) traz ensaios com reflexões sobre o trabalho com a leitura, apresentando a prática da construção da leitura, sem pretender constituir um modelo ou receita, pois novas leituras sempre serão possíveis para um mesmo texto em épocas ou por leitores diversos. “O Habite-se” traz atividades práticas de leitura, demonstrando que ler é um processo de construção. E construir espaços e nele habitar, porque não basta teorizar ou discursar sobre o valor da leitura. E preciso construir e levar à prática situações a serem concretamente vivenciadas.
Avaliações
Não há avaliações ainda.