Descrição
Foi Antônio Carlos Gomes, o grande compositor lírico campineiro do século XIX que, com sua brilhante carreira na Itália, conferiu notoriedade internacional ao sobrenome herdado de seu pai, Manuel José Gomes. Os estudos preparatórios que realizou no Rio de Janeiro antes de galgar a fama nos palcos europeus foram, na verdade, precedidos de sólida formação musical com o pai, músico excelente e completo e seguramente responsável em grande parte pelo desabrochamento da sua vocação. Manuel José Gomes, o Maneco Músico, a exemplo de seus contemporâneos, recebeu um estudo aprofundado e abrangente. Lenita Nogueira, pesquisadora incansável, exigente e caprichosa, foi às fontes primárias e secundárias, submetendo-as a impiedosas revisões para destacar o mito do fito e encontrar respostas realistas a questões pacientemente formuladas em anos de vivência e análise da vida e obra desse grande músico do século XIX, preceptor, inclusive, de seus próprios filhos, José Pedro de Sant’Anna Gomes e Antônio Carlos Gomes, e de uma linhagem, de músicos que se lhe seguiram na família.
O livro, apesar de solidamente fundado em fontes de arquivo e de uma ampla assimilação da bibliografia pregressa, é de leitura extremamente fluente e agradável, coisa frequentemente difícil de se obter no trabalho histórico. É o perfil do músico, do progenitor e preceptor, do mestre-de-capela e de banda que exerce a síntese do erudito e do popular, do compositor que também foi responsável pela execução e preservação de fartíssimo material musical de obras de autores que o precederam, copiando-as da própria mão, mãos que as executavam e regiam na sua labuta cotidiana. Maneco Músico: pai e mestre de Carlos Gomes irá, com certeza, deliciar os leitores como o fez comigo mesmo, com uma obra reflexiva, instrutiva, informativa, enriquecedora do nosso patrimônio histórico e artístico e de nossas tradições musicais.
Régis Duprat
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