Descrição
São diversas as reverberações invocadas pelos textos de Maria Lúcia Outeiro Fernandes em torno das comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna.
Reunindo nove ensaios, distribuídos em duas seções – “A Semana e a Busca da Identidade Brasileira” e “Reverberações Críticas da Semana” − que podem ser lidos de maneira independente ou interligados, o livro constitui um roteiro de reflexão e de estudo para aqueles que pretendem conhecer os caminhos do modernismo no Brasil, desde a Semana até os dias de hoje. Entre as principais contribuições da autora, merece destaque a ênfase dada aos documentos históricos para a compreensão das propostas modernistas, para o conhecimento dos grupos e desdobramentos e, acima de tudo, para uma abordagem que não descarta as tensões internas nem a pluralidade de tendências do movimento de 1922.
As reverberações suscitadas vão fazendo emergir, ao longo dos capítulos, o paradoxo central do movimento que se propôs a romper com a tradição, ao mesmo tempo que buscava nela os procedimentos e as motivações implícitas no projeto de criação de uma arte genuinamente brasileira. Outro destaque relevante são as reverberações de conceitos e procedimentos estéticos que sofreram alterações significativas, ganharam novas funções, mas continuam de certa forma alimentando artistas e escritores contemporâneos, afinados com as novas demandas surgidas no contexto social, as quais vêm impactando, nos últimos anos, a área de Estudos Literários.
A linguagem em tom de conversa, ressaltada pelo prefaciador, Alex Dias, assegura uma leitura agradável, que atrai o leitor leigo, não acadêmico, sem prejuízo da profundidade das abordagens e análises empreendidas, ou das necessárias referências às fontes bibliográficas, imprescindíveis num bom roteiro de estudo. Paulo Andrade – UNESP/Araraquara
Avaliações
Não há avaliações ainda.