Descrição
Tal publicação contém artigos (ou capítulos) oriundos de diferentes autores, cujas contribuições, apesar de terem sido distribuídas em três assuntos distintos, revelam uma rica complementaridade. Ou seja, dentro de cada tema, foram abordados problemas contemporâneos, ligados à época conturbada em que vivemos.
Escritos por pesquisadores de alto nível, sensíveis à beleza de poder transmitir ao outro, seu leitor ou sua leitora, seus pontos de vista sobre assuntos graves, mas, utilizando para tal fim uma forma de escrita leve, delicada, fluída.
E o que é mais importante: nunca, nem uma só vez, dogmática, fechada. Uma só palavra basta para definir o estilo vindo desse grupo: a elegância. […] E, queremos aqui destacar a parte que, para falar de política, se volta para a poesia e para a música popular.
Se prestarem atenção, leitores e leitoras desse livro, ouvirão sons harmoniosos saindo dele, que também (e tão bem) explicam crises de nossa realidade.
E é essa a grande virtude do livro: ele é atemporal. Desse modo, os autores do livro utilizaram algo muito belo para falar desses temas “duros” do discurso político: notamos a inclusão do slam poetry, que antecede nosso slam. Essa musicalidade imprimiu leveza e aumentou a capacidade de compreensão (explícita e implícita) dos futuros leitores e leitoras, a meu ver.
Além disso, há também (no livro visto como um todo) muita poesia, muito cinema e menção a documentários: isso ressalta a beleza da cultura. Que não é vã ou foi concebida por puro deleite: trata-se de uma cultura politizada. Relatos de vozes e sentimentos de escravas antigas nos emocionaram, assim como palavras contra o racismo, essa praga que nunca acaba desde que o mundo é mundo.
Avaliações
Não há avaliações ainda.