Descrição
É a “leitura do mundo” exatamente a que vai possibilitando a decifração cada vez mais crítica da ou das “situações-limites”, mais além das quais se acha o “inédito viável” (Paulo Freire).
Um contexto de profunda desumanidade e crescentes violência, desemprego e fome, além de uma pandemia que ceifou milhares de vidas, promoveu o encontro online de diferentes coletivos engajados socialmente para refletir sobre os modos de vida nos diversos territórios da cidade de São Paulo. A partir das reflexões desses encontros, organizou-se o curso “Cidade Educadora: Território, Intersetorialidade e transdisciplinaridades”, em parceria com a “Escola do Parlamento de São Paulo”. Profissionais de diversas áreas propuseram um diálogo reflexivo que potencializou a produção do conhecimento a respeito dos diferentes territórios da cidade, não somente como espaços geográficos, mas como espaços de pertencimento.
Objetivou-se oportunizar aos alunos o estudo, mapeamento e levantamento de problemas sociais dos diferentes territórios da cidade de modo a “fazer falar o território” (Santos, 2005). Este livro conta essa história. Ele desvela os traços particulares de diferentes territórios da cidade. É fruto de resistência, do sonho e do esperançar. Suas reflexões teóricas e aplicadas, as propostas que puderam ser traçadas – criando o ‘inédito viável’ freiriano – podem convidar os leitores a repensar seus próprios espaços, buscando diferentes modos de ser, sentir e (re)existir nesses espaços. Cláudia Graziano Paes de Barros
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