Descrição
Imersos no projeto epistemológico materialista e nas questões teórico-metodológicas promovidas por Michel Pêcheux, nosso livro compõem-se como um exercício analítico de alguns excertos de reflexões do autor ao longo de sua carreira de pesquisador, entremeados pelos lugares por onde passou.
Caminhamos com ele, nosso farol, ao longo de dois anos produzindo trajetos, voltas, retomadas e deslocamentos de estudar, analisar e compreender.
Colocamos como título de cada capítulo, a voz dele em forma de citações diretas do Anexo III do livro Semântica e Discurso (1995), Língua inatingível (2004) e O Discurso: estrutura ou acontecimento (2012). Novas questões baseadas em diferentes materialidades do contemporâneo aparecem em diferentes suportes e (re)contam a teoria discursiva em seu jogo permanente e contraditório de acontecimentos, sujeitos e memórias em movimento. Interrogamos a injunção da língua na história, topamos com os furos e equívocos presentes na produção dos sentidos, saboreamos o real como impossível que sustenta a contradição e a poesia. Eis Pêcheux em nós! Os percursos dele e os nossos. Boa leitura.
Avaliações
Ainda não há avaliações.