Descrição
Esperança é o que nos move neste momento. É preciso esperançar e sonhar….
Uma passagem de Galeano (2010, p. 42) nos toca a alma e o coração. Assim ele diz:
Naquela noite os sonhos faziam fila, querendo ser sonhados, mas
Helena não podia sonhá-los todos, não dava. Um dos sonhos,
desconhecido, se
vai gostar[…]
Assim fizeram alguns recomendava: -Sonha-me, vale a pena. Sonha-me, que educadores que atuam em escolas públicas e se uniram para pesquisar, refletir e buscar o real significado de uma educação integral em um contexto de desigualdade social, tão evidenciada neste momento de pandemia. Juntos, elegeram um sonho: de tornar a educação integral um dos pilares da educação básica em nosso país.
Gostaram tanto, que do sonho surgiu a realização deste livro, uma construção colaborativa e repleta de reflexões sobre a integralidade do ser e a sua dimensão de potência, sendo valorizada em sua diversidade.
A escrita colaborativa dos textos deu voz aos seus autores, valorizando as experiências vividas como saberes e formas concretas de enfrentar a realidade social, diante do isolamento e do fechamento das escolas. Ousaram sonhar a educação transformadora, como ensinou Paulo Feire, sendo fonte de inspiração e esperança em uma sociedade mais justa e igualitária.
Eis o desafio desses educadores que não abrem mão de seus ideais e não desanimam nunca, pois quem sonha e tem esperança jamais desiste de lutar.
Emilia Cipriano Sanches
Avaliações
Não há avaliações ainda.