Descrição
Não são poucos os autores que têm alertado para a mudança de perfil do trabalho e do trabalhador nas últimas décadas e isto atinge diretamente o cenário educacional, a sala de aula e o profissional da educação, principalmente o ensino de nível universitário, pois mudou também o perfil do aluno. Transformar a sala de aula e os demais ambientes de aprendizagem em um ambiente instigante, prazeroso de discussões e soluções para as mais diversas situações da realidade do mercado, retratadas no processo educacional e no desenvolvimento de competências humanas e profissionais, é um dos desafios recorrentes a todo docente do ensino superior. Nesta obra “Docência Universitária: o desafio de reinventar a sala de aula”, reconhecemos os desafios, as contradições e paradoxos que aguçam o exercício da docência, exigindo a reinvenção da sala de aula, com foco na docência no ensino superior. Reconhecemos que a formação do professor universitário é distinta dos outros níveis de ensino, fazendo-se necessária também experiências no mercado de trabalho e defendemos que a competência universitária é vinculada à formação continuada. O desenvolvimento profissional dos professores tem um papel crucial no exercício da função docente, pois está de certa forma alinhado aos objetivos da educação por competências, aos métodos de ensino ativos e às estratégias inovadoras e disruptivas na educação. Convidamos a mergulhar nessa troca de experiências e a inovar a sala de aula.
Avaliações
Não há avaliações ainda.