Descrição
Trata-se de investigações que reconhecem a linguagem como tendo um papel constitutivo na construção dos saberes, nas configurações identitárias e nas diversas representações de sujeito que se insinuam na realidade cotidiana. Desta percepção, emerge um latente desejo de se lançar gestos de pesquisa e análise que contemplem “as vozes do Sul” e que se posicionem, como propõe Kleiman (2013), numa vocação metodológica interventiva, preocupada com a visibilidade e com os modos de apropriação dos saberes por parte dos grupos de periferia. Desse modo, ao se inscreverem em uma tessitura teórica em que são caras as noções de heterogeneidade, alteridade, dialogia, contradição, memória, resistência, dentre outras, as propostas contribuem para a problematização de sentidos sedimentados acerca, por exemplo: do lugar da educação em contextos marginalizados, dos processos de formação de professores, de práticas de ensino de línguas materna e estrangeira e da abordagem do texto literário.
A partir dos capítulos desta obra, convidamos pesquisadores das áreas de Análise do Discurso, de Análise Dialógica do Discurso e da Linguística Aplicada a travar diálogos que busquem, na contemporaneidade, pensar a constituição de sujeitos (alunos, professores, escritores, leitores, dentre outros) em contextos de ensino-aprendizagem e por meio de discursividades que emanam do funcionamento singular da língua (materna e estrangeira).
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