Descrição
A presente obra dá continuidade aos esforços empreendidos na realização das Jornadas Internacionais de Alfabetização ao constituir-se em um legado, uma memória estável das discussões realizadas e das contribuições das pesquisas para a criação de leitores e escritores mais aptos aos desafios da contemporaneidade.
A obra é constituída por 30 capítulos que aprofundam temas como as bases cognitivas da aprendizagem da leitura, os preditores da alfabetização, a implementação de práticas pedagógicas coerentes com os conhecimentos advindos das neurociências, das ciências da linguagem e da literatura, as novas linguagens e os novos gêneros decorrentes das novas tecnologias, a aprendizagem da leitura em contextos monolíngues e bilíngues, etc. O livro traz ainda a transcrição da roda de conversa intitulada “Processos evolutivos e emergentes no desenvolvimento da literacia”, com a participação dos professores Dr. José Morais e Dra. Régine Kolinsky, da Université Libre de Bruxelles, e a tradução das recomendações do júri da Conferência de Consenso realizada em Lyon, França, em 2016, coordenada pelo professor Dr. Jean Émile Gombert.
Trata-se de uma obra rica, cuja leitura e análise lançam as bases para novas pesquisas e novas práticas pedagógicas, quiçá novas políticas públicas voltadas à educação para a leitura.
Avaliações
Não há avaliações ainda.