Descrição
A proposta se materializa em reunir contribuições para ressaltar a Linguística Aplicada Crítica (LAC) como campo de conhecimento que assume posição política, epistemológica e ideológica ante demandas sociais de diferentes culturas e diversos atores sociais. Aporta interesse para o ensino e/ou educação de profissionais da linguagem, ratificando que essa é uma vertente de interface da área com a Educação. Do mesmo modo, assume interface com estudos de letramento e tecnologias para instaurar a problematização dos gêneros discursivos como organizadores da própria ação de enunciar e anunciar o mundo, em uma constante atualização das pedagogias críticas do pensamento freiriano e decolonial. A ideia é a de reunir diferentes olhares sobre a LAC e a Pedagogia Crítica (PC) e colocar em evidência algumas questões que se voltam para a complexidade desses temas quanto à educação docente, metodologias de ensino de línguas, políticas linguísticas, educação linguística, interação em contextos didáticos, práticas de resistências e cotidiano escolar. Assim, as análises por diferentes perspectivas teórico-metodológicas que orientam a produção acadêmica na área voltam-se para a promoção de reflexões e a produção de conhecimento científico no eixo sul-americano, propulsando a voz e protagonismo dos excluídos do sul.
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