Descrição
212 páginas
Os capítulos da presente obra nos convidam a refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa com a apresentação de propostas que buscam auxiliar os professores na missão de levar as/os estudantes da educação básica à compreensão da língua como prática social, evitando a reprodução dos sentidos e/ou discursos que circulam nas mais esferas da atividade humana. Importante ressaltar a variedade de gêneros da linguagem (MENEZES, 2019) selecionados para ilustrar cada proposta articulada de forma primorosa com a parte teórica de cada capítulo. Isso permite que as atividades possam ser aplicadas em sala de aula de forma independente.
Análise do Discurso e Ensino de Língua Portuguesa: propostas didáticas para os ensinos fundamental e médio é uma valiosa contribuição não somente no campo dos estudos do discurso, mas representa seu desdobramento social na educação, um estímulo a outros professores pesquisadores que pretendam a atuação crítica em suas salas de aula e a consequente mudança social.
José Ribamar Lopes Batista Júnior (UFPI)
Avaliações
Ainda não há avaliações.