Descrição
Nós falamos para falar, não para descrever o mundo ou para dar a conhecer os nossos pensamentos, mas para falar, e é ao estudo da fala, por ela mesma, que este livro é dedicado.
Ele se situa no quadro da semântica argumentativa, fundada por Anscombre e Ducrot, e oferece uma exposição renovada da Teoria dos Blocos Semânticos, resultante de conferências proferidas em Porto Alegre em 2018.
Os três primeiros capítulos são dedicados ao estudo do jogo que se dá no interior dos nossos discursos, entre o antigo, inscrito na significação linguística das palavras, e a novidade das combinações e reformulações possibilitadas por toda nova apreensão da língua.
Os três últimos dizem respeito à enunciação, desde o quadro polifônico que o enunciado dá da atividade de seu locutor até os atos ilocutórios do ator que usa a língua no mundo.
Marion Carel (tradução de Cristiane Dall’ Cortivo Lebler) – Parler apresenta as origens, os pressupostos teóricos e as últimas atualizações da Teoria dos Blocos Semânticos, desenvolvida por Marion Carel nos últimos 30 anos. Publicado em francês a partir de seis conferências proferidas pela autora nos anos de 2018 e 2020, a obra explora aspectos gerais da significação das palavras e desvenda as minúcias do sentido construído pelo entrelaçamento dessas mesmas palavras, seja em enunciados desenvolvidos para a demonstraçao dos conceitos, seja em poemas da literatura francesa. Seu conteúdo dialoga com obras clássicas de Oswald Ducrot editadas no Brasil, especialmente com O dizer e o dito, traduzido e publicado pela Editora Pontes em 1987 e reeditado no ano de 2020. Cristiane Dall Cortivo Lebler
Avaliações
Não há avaliações ainda.