Descrição
A discussão sobre diferentes perspectivas de abordagem do discurso nos mostra não só suas divergências, mas também os pontos de convergência e diálogo, o que entendemos ser de fundamental importância para a compreensão de que as diferentes linhas não devem ser avaliadas comparativamente.
Na realidade, cada uma delas atende a determinados objetivos de pesquisa e, principalmente, todas elas têm pontos positivos e negativos, todas elas têm seus pontos fortes e fracos. O que nossa experiência tem demonstrado é que os pontos de diálogo, notadamente entre a Análise Dialógica do Discurso e os Estudos Críticos do Discurso, são mais pertinentes e relevantes do que os pontos de divergência. Certificado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq em agosto de 2017, o Grupo Margens e Entrelinhas (GME) vem promovendo discussões mensais entre seus membros, que também divulgam seus respectivos trabalhos em diversos eventos acadêmicos nacionais e internacionais e em periódicos especializados.
O GME conta com a estrutura e o apoio do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia. Além disso, discentes do grupo contam e contaram, em sua atuação na iniciação científica ou na pós-graduação, com bolsas da UFBA, da Fapesb e do CNPq. Nesse sentido, dar à luz este livro, neste momento de ataques às pesquisas em Ciências Humanas, é um ato de persistência, para que a memória não se liquefaça, e de resistência.
Avaliações
Não há avaliações ainda.