Descrição
Em sua pesquisa, William Soares dos Santos se dedica a investigar o fenômeno da conversão para igrejas evangélicas, tema contemporâneo no Brasil e em outros países, presente na cidade do Rio de Janeiro e em regiões da Baixada Fluminense, contextos de proveniência de participantes de sua pesquisa, particularmente da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.
O foco é investigação de construção de narrativas de conversão religiosa ao cristianismo de natureza evangélica, em situação de entrevista. O autor propõe que narrativas de conversão sejam entendidas no fluxo de transformações por que passa um dado participante da pesquisa. Para isso, desenvolve os conceitos de rede de mudança e fluxo de mudança. A pesquisa procura tratar, em especial, da rede de mudanças, em relatos de experiências vivenciadas, de ordem pessoal e especialmente no contexto da família, das mudanças de participação e pertencimento nas comunidades religiosas, com reflexões sobre as identidades sociais dos participantes, sobretudo as religiosas.
Analisa as narrativas de conversão, na recontagem de experiências, no presente, em entrevistas com o pesquisador, quando organizam e avaliam o enredo de suas estórias de vida, os episódios acontecidos, com dúvidas e tensões, os sistemas de coerência e de crenças das religiões evangélicas, a rede e o fluxo de mudanças, com reflexões e posicionamento dos sujeitos sociais. Professora Dra. Maria das Graças Dias Pereira (PUC-Rio)
Avaliações
Não há avaliações ainda.