Descrição
O ano de 2020 foi um daqueles anos que marcaram definitivamente a história da humanidade, devido ao advento da pandemia do coronavírus (covid-19).
Os dilemas, incertezas e desafios atingiram direta e intensamente todos os campos e áreas da sociedade. Desde então, uma verdadeira batalha vem sendo travada por cientistas, profissionais da saúde, jornalistas e poderes governamentais de todas as esferas e níveis no sentido de se produzir respostas concretas para o enfrentamento da pandemia. É neste contexto que o acesso à informação de qualidade, tanto por parte de cidadãos quanto de governantes, torna-se fundamental e imprescindível. Enquanto gestores e administradores públicos precisam ter acesso às informações e dados públicos para que possam tomar melhores decisões, os cidadãos carecem da mesma necessidade para se preservarem, agirem com segurança e responsabilidade.
A obra está estruturada em duas partes que se complementam, tanto quanto aos temas como em relação aos problemas de pesquisa que se detêm. Na primeira parte você encontrará minucioso mapeamento e análise do cenário relativo ao acesso e direito à informação, bem como das tecnologias que favorecem (ou não) o desenvolvimento tecnológico e governança digital no âmbito do Distrito Federal. Na segunda parte você encontrará relatos de experiências sobre os mais diversos prismas a respeito da Governança Digital.
A discussão e o alargamento da nossa compreensão sobre os diversos fenômenos decorrentes do emprego das tecnologias de informação e comunicação são certamente uma desejável vacina para fortalecer a imunidade da democracia. Maria Paula Almada (Universidade Federal da Bahia) Paula Karini Amorim (Instituto Federal de Tocantins)
Avaliações
Não há avaliações ainda.