Descrição
Esta oitava coletânea, além de reforçar e ampliar a parceria entre orientadores e (ex)orientandos do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores – Mestrado Profissional (Formep), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), apresenta relatos de pesquisas ancoradas na análise fundamentada da prática profissional dos pós -graduandos – professores, coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores das redes pública e privada de ensino que atuam na educação básica.
Analisar a prática profissional com base teórica convergente com perspectivas educacionais é uma forma de criar para esses profissionais possibilidades de desenvolvimento profissional e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, bem como minimizar a distância entre teoria e prática. Esta coletânea proporciona, ainda, visibilidade às pesquisas desenvolvidas em outros mestrados profissionais. Divulgar relatos de pesquisas realizadas por pesquisadores estrangeiros e brasileiros de outros mestrados profissionais constitui-se numa inquestionável forma de interlocução acadêmica. Nesta publicação, em relação à parceria internacional, contamos com a Universidad Rey Juan Carlos de Madri e a Universidade Lusófona de Lisboa.
Quanto a instituições nacionais, te1nos a Universidade do Estado da Bahia, a Universidade Federal do Espírito Santo, a Universidade Paulista e a Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Essa interlocução com outros redutos acadêmicos promove aproximação entre os estudos realizados nessa modalidade de pós-graduação stricto sensu. As edições anteriores apresentaram grande repercussão não só dentro do Formep, mas também em outros segmentos acadêmicos nacionais e internacionais. Essas edições têm chegado nas escolas privadas, públicas e secretarias de Educação, justamente e1n razão de as pesquisas relatadas abordarem conhecimentos relativos às práticas e aos processos formativos vivenciados na escola.
Avaliações
Não há avaliações ainda.