Descrição
A terceira geração de letramentos (que inclui os multiletramentos, os novos
letramentos, os letramentos críticos e os digitais) emerge com a premissa de
expansão da proposta da segunda geração. A terceira geração se reafirmou
diante da percepção de que os modelos educacionais convencionais adotados em
vários países ocidentais não respondiam/respondem mais às necessidades da
sociedade brasileira, nem das ocidentais. Reconhece as transformações
resultantes de vários fatores, mas principalmente dos fenômenos da
globalização e da tecnologia digital, ressaltando o impacto do
neoliberalismo na sociedade. […] vejo muito vigor e interesse no trabalho
de professores, em formação inicial ou continuada, no de formadores de
professores, de pesquisadores e atores dos setores públicos, em ampliar suas
visões em torno dessa terceira geração de letramentos. Voltam-se para
multimodalidades em linguagem e comunicação, construção do conhecimento,
epistemologias digitais, agência para a criação de significado, permitindo o
repensar da educação frente aos desafios sociais novos ou renovados. Neste
livro, os trabalhos com essas perspectivas se fazem conhecer, por meio de
instigantes capítulos sobre as experiências vividas e os estudos realizados
nesse campo. O livro traz, sem dúvida, uma leitura instigante. É, com isso,
um presente de sua organizadora, professora Marcia Lisbôa Costa de Oliveira
(UERJ), e dos autores dos capítulos dessa obra aos interessados nessa
temática.
Enjoy!
Walkyria Monte Mór
(Do prefácio)
Avaliações
Ainda não há avaliações.