Uma grande jornada: assentamento Antônio Conselheiro (antologia de narrativas)

Autor(a): Organizadores: Maria Dias, Walnice Vilalva e Agnaldo Rodrigues da Silva

ISBN: 9788521709534

Editora: Pontes Editores

R$ 94,00

Disponível



Compartilhe esta leitura:

Descrição

Este livro traz uma coletânea de narrativas colhidas no as­sentamento Antônio Conselheiro, localizado no município de Tangará da Serra, no Estado de Mato Grosso – Brasil. O material consolida os resultados do projeto “Cartografia so­ciocultural do estado de Mato Grosso – da diversidade cultural à sustentação econômica em comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e assentamentos rurais”, desenvolvido com fomento da CAPES/Amazônia Legal.

O livro compõe-se de quarenta e uma narrativas que reverberam vozes do assentamento, suas vivências e experiências, assim como conduz a conhecimentos peculiares da vida campesina. São relatos de vida de mulheres e homens empe­nhados na luta pela terra, em percursos que seguem de Agruras às superações. Do mesmo modo, os relatos expõem uma represen­tação do Centro-Oeste do país, especificamente o estado de Mato Grosso que, como se sabe, integra a Amazônia Legal, com a sua riqueza de biomas: Amazônia, Cerrado e Pantanal. Como afirmam os organizadores na apresentação do livro, “das vozes, da escuta, do cheiro do café, do sabor do bolo, do alimento sempre compartilha­do com fartura e orgulho, do nosso encontro, nasce esta antologia de vozes, testemunho, memória viva da luta pela terra.

O sertanejo, por estes rincões, não foge à luta. O homem e a terra constituem severas, muitas vezes violentas, experiências de luta e poder”.

Informação adicional

Peso 500 g
Dimensões 16 × 23 × 4 cm
Publicação

2025

Editora

Pontes Editores

ISBN

9788521709534

Autor(es)

Organizadores: Maria Dias, Walnice Vilalva e Agnaldo Rodrigues da Silva

Páginas

381

Compartilhar este livro:

Livros relacionados